índices neutrofílicos em infecções infantis. Contagens alteradas de neutrófilos no sangue periférico nas suspeita de infecção meningocócica invasiva e nos casos de sepses.          Vários artigos tem procurado relacionar as alterações das contagens de neu-trófilos com quadros pouco definidos de infecções invasivas, principalmente as in-fecções meningocócicas, utilizando dados do hemograma, como a Contagem Absoluta de Neutrófilos-CAN (por mm³ ou µL), a Contagem Absoluta de ... Veja mais »
DIABETES E A RESISTÊNCIA PERIFÉRICA À AÇÃO DA INSULINA Uma das principais causas de Diabetes do tipo 2 (também chamada de Diabetes do Adulto), é a Síndrome Metabólica (SM), onde um dos principais agentes etiológicos da Síndrome é a Resistência  periférica à ação da Insulina. Descrita a primeira vez em 1936, a Síndrome Metabólica, que teve outras denominações anteriores, continua sendo um grande desafio para a medicina moderna, apesar de todo o arsenal diagnóstico que temos hoje em dia. A Síndrome ... Veja mais »
Novos marcadores da função renal Os rins são órgãos vitais a nossa sobrevivência e tem função excretora (eliminar as toxinas do sangue através de Filtração glomerular), função secretora através da produção da eritropoietina (produção de glóbulos vermelhos) e função juxta-glomerular (controle da pressão sanguínea) e controle do balanço hidro-eletrolítico. De acordo com o comprometimento da função, pode-se ter quadros de insuficiência renal, ... Veja mais »