BNP – PEPTÍDEO NATRIURÉTICO CEREBRAL O BNP é um marcador sérico da função do miocárdio, utilizado primariamente na monitorização diagnóstica, prognóstica, tratamento e seguimento da Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC). Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, através da sua Diretriz Brasileira de Insuficiência Congestiva, o BNP deve ser usado nos casos duvidosos entre ICC com Fração de Ejeção (FE) reduzida e casos com ICC e FE preservada, sendo importante para o diagnóstico de congestão ... Veja mais »
TABAGISMO E OS EXAMES LABORATORIAIS                   O Cigarro tem efeitos muito importantes sobre resultados de exames laboratoriais, alterando uma série de parâmetros,  o que representa  um grande problema para a fase pré-analítica, nos laboratórios de análises clínicas.                 Efeitos imediatos do ... Veja mais »
EIXO HGH-IGF-IGFBP Fisiologia   O eixo HGH-IGF-IGFBP é o mais importante regulador do crescimento e da proliferação celular. O HGH é produzido e liberado para o sangue   pela hipófise  anterior, de uma forma pulsátil , pela ação da Somatostanina Hipotalâmica (GHRH) e pelo GHRF- HGH Releasing Factor. Na circulação 50% do HGH liga-se a uma proteína de alta afinidade denominada GHBP. Uma vez ligado a receptores hepáticos e outros tecidos, o HGH estimula a produção de IGF e as ... Veja mais »
ASPECTOS CLÍNICO-LABORATORIAIS DAS TROMBOFILIAS Há uma relação muito forte entre episódios de trombose e o estilo de vida. A conjunção entre herança genética e meio am- biente, estilo de vida etc, pode levar a estados trombofílicos. O termo trombofilia surgiu nos meados dos anos 60. Esta terminologia que deveria estar ligado a qualquer situação de trombose, foi ficando cada vez mais atrelada a um grupo de patologias, como segue:                   ¤ Deficiência ... Veja mais »
Streptococcus agalactiae – do Grupo B de Lancefield – cultura seletiva No anos de 2001, o Laboratório São Camilo, do Grupo São Camilo, introduziu, de  em sua rotina microbiológica, o uso do Caldo Granada para identificação específica e seletiva de estreptococos beta-hemolíticos, principalmente os do grupo B de Lancefield (GBS), especialmente o Streptococcus agalactiae (GBSA).                 A utilização do método tornou muito mais frequente o isolamento do GBSA, principalmente em casos de mulheres ... Veja mais »