ANTICORPOS ANTI-BETA-2-GLICOPROTEÍNA I (IgG e IgM) Os anticorpos anti-Beta-2-Glicoproteína I dos epítopos IgG e IgM apresentam maiores  especificidade e reprodutibilidade (tanto técnica como clínica), quando comparados com os resultados dos anticorpos anti-Cardiolipina, sendo portanto, incluídos nos “Critérios laborato-riais da Síndrome dos anticorpos Antifosfolípides” – SAF. Já foi demonstrado em vários trabalhos científicos a associação de quadros de trombose e patologias gestacionais, como pré-eclâmpsia, ... Veja mais »
O Laboratório São Camilo modifica a forma da coleta de cálculos renais, após a litotripsia extracorpórea. NEFROLITÍASE: ESTUDO DO PERFIL METABÓLICO   Aspectos clínico-laboratoriais Introdução:                 Os cálculos renais, na sua grande maioria, são formados de sais de cálcio (oxalato de cálcio e fosfato de cálcio), ácido úrico, cistina ou ainda a estruvita (fosfato de amoníaco magnesiano). Apesar de todos os tipos de cálculos ter a mesma forma clínica, cada um com patogenia e tratamento ... Veja mais »
LABORATÓRIO SÃO CAMILO INTRODUZ EM SUA ROTINA TRÊS EXAMES PARA O DIAGNÓSTICO DO VÍRUS CHIKUNGUNYA O vírus da febre Chikungunya provoca uma doença, que de certa forma, se assemelha à Dengue. É hoje considerada uma doença emergente. Com origem africana, já tem milhares de casos em países da Ásia, Europa (principalmente na Itália), ilhas do Caribe e na Guiania Francesa. Como o vírus já foi encontrado em alguns pacientes vindos do Haiti e do Caribe e devido à proximidade com a Guiania Francesa, o Brasil, devido a grande quantidade de vetores como os mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus, passa a ser o ... Veja mais »
DEPARTAMENTO DE PESQUISAS DO GRUPO SÃO CAMILO MODIFICA O TESTE PARA ANÁLISES DE CÁLCULOS RENAL E BILIAR O Departamento de Pesquisa do Grupo São Camilo, passou a preparar todos os reativos para o teste físico-químico para análises de cálculos renais. Com essa iniciativa o Laboratório de Análises Clínicas não mais terá que adquirir kits especializados para esse teste. Com o preparo próprio o Grupo passou a ter mais recursos para a determinação dos componentes. Tres determinações foram introduzidas, como a pesquisa de Estruvita (cristais de Fosfato Amoníaco Magnesiano), Colesterol ... Veja mais »
EQUIPE DE PESQUISA DO LABORATÓRIO SÃO CAMILO DESENVOLVE NOVA TÉCNICA A Equipe de Pesquisa do Laboratório São Camilo desenvolve técnica própria para determinação de Oxalato em materiais clínicos. A metodologia utiliza o ácido 2-Hidroxi-1-(2’-Hidroxi-4-sulfonaftil-1-azo)-naftitalin carbono, em meio especial, que torna a reação específica para a determinação da presença de oxalato em materiais clínicos. Por ora, o teste está sendo aplicado para pesquisas qualitativas, como para cálculos renais e vesicais e em pesquisas urinárias. ... Veja mais »