Humanos

A Biologia Molecular é a área das Ciências Biologias que fornece as ferramentas que possibilitam manipular o material Genético dos organismos seja ele DNA ou RNA.

Utilizando-se das ferramentas da Biologia Molecular, surge o Diagnóstico Molecular, que constitui hoje, um dos campos mais modernos e promissores na área de análises clínicas laboratoriais. De maneira geral, o Diagnóstico Molecular utiliza técnicas de Biologia Molecular para o estudo do DNA/RNA de agentes infecciosos ou de alterações genéticas do próprio organismo, auxiliando no diagnóstico e prognóstico de doenças infecciosas, genéticas e câncer.

Após o término do Projeto Genoma, em 2003, a área de Genética Clínica teve uma grande expansão, uma vez que foram abertos caminhos na elucidação de doenças e características populacionais com fundo genético. Tendo esse grande banco de dados gerado a partir do Projeto Genoma, cada vez mais, testes têm sido desenvolvidos para que se conheça o perfil genético de cada indivíduo, obtendo desta forma maior sucesso de resposta a fármacos e melhorando a qualidade de vida dos pacientes. Os avanços não só na área genética, mas em conjunto com tratamentos e metodologias de ponta tem levado cada vez mais à medicina individualizada, mais coerente e eficaz.

A Divisão de Biotecnologia do Grupo São Camilo, desde sua implantação, visa proporcionar uma gama de exames que para o auxílio ao diagnóstico nas mais variadas doenças. Atualmente conta com uma equipe multidisciplinar de profissionais especializados em biologia molecular e genética que tem desenvolvido novos testes nas áreas relacionadas à Medicina Genômica. Os testes são executados em Maringá em um moderno laboratório com tecnologia de ponta em ciências genômicas, aliando maior rapidez, inovação tecnológica, responsabilidade e precisão no auxílio à medicina preventiva, diagnóstica e terapêutica.