DADOS ESTATÍSTICOS E MOTODOLOGICOS EM ERUMATOLOGIA –PARTE III DADOS ESTATÍSTICOS E MOTODOLOGICOS EM ERUMATOLOGIA –PARTE III   1)Anticorpos anti- nucleares   Anticorpos anti-DNA cadeia dupla As metodologia atuais para anticorpos anti-DNA são a Imunofluorescência Indireta-IFI com substrato de Crithidia luciliae, ELISA e Quimioluminescência. Esses anticorpos aparecem nos casos de LES, sendo raros em outras doenças e em indivíduos sãos.  A maior indicação do teste é a confirmação de LES ou nos casos de teste de FAN positivo para ... Veja mais »
DADOS ESTATÍSTICOS E METODOLÓGICO EM REUMATOLOGIA – PARTE II DADOS ESTATÍSTICOS E METODOLÓGICO EM REUMATOLOGIA – PARTE II Anticorpos anti-CCP-2 (2ª geração) – Peptídeos Cíclicos Citrulinados                 Recentemente forma demonstradas as presenças de anticorpos anti-CCP em pacientes com Artri-te Reumatóide (AR), altamente específicos (95 a 97%) e de alta sensibilidade (70 a 80%).                 Além ... Veja mais »
DADOS ESTATÍSTICOS E METODOLÓGICOS EM REUMATOLOGIA – PARTE I Muitas vezes os exames laboratoriais, que são auxiliares no estabelecimento de um diagnóstico clínico (vale sempre o antigo adágio: ”A clínica é soberana”), não conseguem, por si só, definir absolutamente, diagnóstico de qualquer doença específica.                 Em uma série de três partes, iremos descrever como o clínico deve agir frente a um exame positivo ou reagente, negativo ou não ... Veja mais »
CRIANÇAS OBESAS PODEM SOFRER PRECOCEMENTE DE PROBLEMAS CARDÍACOS Pesquisadores dos Estados Unidos descobriram que crianças obesas podem apresentar, precocemente, apresentar os primeiros sinais de cardiopatia, comparando resultados de exames de imagem em Ressonância Magnética, de crianças obesas e de crianças com peso dentro da normalidade. No grupo de crianças obesas, cerca de 40% dos investigados já apresentavam alto risco de desenvolvimento de doença cardíaca. Os achados no grupo de crianças obesas foram principalmente um espessamento do músculo cardíaco, com ... Veja mais »
Associações entre IMC e os cânceres mais comuns Análise de um fator de risco evitável para malignidades Contexto O alto índice de massa corporal (IMC) predispõe a vários cânceres de local específico, mas uma caracterização sistemática e detalhada em grande escala dos padrões de risco em todos os cânceres comuns ajustada para prováveis fatores de confusão não foi previamente realizada. Nosso objetivo foi investigar as ligações entre IMC e os cânceres mais comuns de local ... Veja mais »